DICAS DE INFORMÁTICA PARA CONCURSO



quinta-feira, 7 de maio de 2009

Questões Comentadas PARTE II

1) Começa a executar a partir da ROM quando o hardware é ligado. Exerce a função de identificar o dispositivo do sistema a ser inicializado para, em última instância, executar o carregador de boot. Este enunciado define:
(A) o kernel.
(B) o BIOS.
(C) o drive.
(D) a RAM.
(E) o sistema operacional.

2) O software que infecta um computador, cujo objetivo é criptografar arquivos nele armazenados e, na seqüência, cobrar um resgate do usuário para fornecer uma senha que possibilite decriptar os dados, é um malware do tipo:
(A) trojan, denominado ransomware.
(B) backdoor, denominado ransomware.
(C) worm, denominado ransomware.
(D) trojan, denominado spyware.
(E) backdoor, denominado spyware

3) A alternativa que representa, respectivamente, um sistema operacional, um processador de texto, uma planilha eletrônica e um gerenciador de banco de dados é:
a) DOS, File Manager, Project e Dbase.
b) Windows 98, Excel, Visicalc e Ingres.
Windows Vista, Lotus 123, Excel e Netscape Navigator.
d) Windows ME, Word, Excel e SQL Server.
e) Windows XP, Wordpad, Windows Explorer e Internet Explorer.

1) Resposta: B.
O sistema BIOS, que é um firmware, possui 02 subsistemas: POST e SETUP. Eles são responsáveis pelo autoteste do computador e configuração, iniciando-se logo que o computador for ligado. É no SETUP que encontramos a seqüência de BOOT.

2) Resposta: D
Os trojans são programas disfarçados de legítimos, embora, diferentemente de vírus ou worms, não criem réplicas de si. São instalados diretamente no computador como programa legítimo. Os trojans ficaram famosos na Internet pela sua facilidade de uso, fazendo qualquer pessoa possuir o controle de outro computador apenas com o envio de um arquivo. Trojan Ransomware é um tipo de programa malicioso, referindo-se também ao termo cavalo de tróia que cobra resgate para liberar um arquivo infectado. Um exemplo deste o trojan é o Arhiveus-A, que compacta arquivos da vítima num pacote criptografado.

3) Resposta: d

Windows em suas diversas versões é um Sistema Operacional. A única novidade nesta resposta correta é a presença do SQL Server, que é um famoso Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), assim como o Access e o Calc

2 comentários: