DICAS DE INFORMÁTICA PARA CONCURSO



quarta-feira, 3 de março de 2010

Olá Pessoal.
Saudações!
Vou apresentar 05 questões para entendermos e relembrarmos alguns conceitos de Tecnologia da Informação – Informática.
São 05 questões, no final temos o gabarito e o comentário respectivos.

1. A evolução dos computadores se baseia em quais pontos principais?
a. ( ) memórias e facilidade de uso
b. ( ) processamento e facilidade de uso
c. ( ) interatividade e rapidez
d. ( ) processamento e armazenamento
e. ( ) processador e memória RAM

2. São computadores usados em ambiente de rede para aumentar a produtividade dos usuários em uma empresa, normalmente disponibilizados a esses funcionários dentro de um departamento, uma das características é o não uso de disco rígido. Refere-se a qual tecnologia:
a. ( ) Mainframe
b. ( ) Thinclient
c. ( ) Notebook
d. ( ) PALM
e. ( ) Servidor

3. Qual o conceito que envolve pessoas e procedimentos que auxiliam usuários quando estes possuem alguma dificuldade no ambiente de trabalho quando usam a informática? a. ( ) Assistência Técnica
b. ( ) Ajuda Online
c. ( ) Serviço Terceirizado
d. ( ) Treinamento
e. ( ) Help Desk

4. São exemplos de hardware, somente
a. ( ) Mouse, placa de vídeo e Windows
b. ( ) Windows, Linux e DOS
c. ( ) Leitor biométrico, Leitor de código de barras e placa de rede
d. ( ) Word, impressora e monitor
e. ( ) Placa de vídeo, Scanner e OCR

5. É um tipo de computador que tem como função controlar as demais estações de trabalho quando ligados em uma rede de computadores:
a. ( ) Servidor
b. ( ) PDA
c. ( ) UMPC
d. ( ) Desktop
e. ( ) Notebook

GABARITO
1.
Resposta: D A evolução de qualquer equipamento de TIC – computadores e periféricos – está baseada no aumento de sua velocidade de operação – processamento – e na capacidade de reter a informação – armazenamento. Em resumo, CPU e memória.

2.
Resposta: B Computadores do tipo Thinclient são aqueles que não possuem disco rígido, utilizado em ambiente de rede de computadores, quando conectados a computadores do tipo servidor, prestam-se a trabalhar de forma corporativa. Atenção, os discos rígidos serão substituídos pelos SSD – Solid State Disc.

3.
Resposta: E Help Desk, ou mais modernamente Sevice Desk/Central de Serviço, é o local onde as pessoas recorrem quando se deparam com problemas no ambiente de informática.

4.
Resposta: C Hardware é a parte física, ou seja, qualquer parte que integra as partes e componentes de um computador. Assim, temos como partes e peças de informática: Leitor biométrico, Leitor de código de barras e placa de rede.

5.
Resposta: A Normalmente, uma rede de computadores possui um computador especial, com melhores recursos de processamento e armazenamento de dados, além de ser um equipamento com maior robustez, que controla serviços e outros computadores em uma rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário