DICAS DE INFORMÁTICA PARA CONCURSO



segunda-feira, 31 de maio de 2010

MAS QUESTÕES COMENTADAS...

O hardware de um computador é composto por processador, memória e unidades de entrada e/ou saída denominados dispositivos periféricos. Qual alternativa lista três dispositivos que são periféricos de entrada e saída?
A) Teclado, microfone e mouse.
B) Modem, alto falante e impressora.
C) Disco magnético, mouse e alto falante.
D) Disco magnético, modem e tela de toque.
E) Tela de toque, teclado e impressora.


Resposta: D


Explicando cada uma das respostas da questão:

A)
Teclado, microfone e mouse são dispositivos considerados de entrada porque eles levam informações para serem processadas e tratadas pela CPU. Depois de processados dados (teclas, sons e movimentos do mouse), eles são transformados em instruções para executarem operações posteriores.
Teclado envia dados e/ou comandos para serem processados pela CPU. O padrão (layout) de teclado utilizado pelo sistema brasileiro é o ABNT-2.
Microfone é o periférico que capta a vibração do som e o transforma em um sinal elétrico e por meio da porta de entrada de som do computador, envia esse som para que seja processado em sinal digital. Microfone é periférico de entrada.
Mouse é o periférico que interage com o usuário para execução de comandos e instruções para o computador executar determinada tarefa. Mouse é periférico de entrada.

B)
Modem é sigla de Modulador e demodulador. Trata-se de um dispositivo responsável pela transformação do sinal digital do computador em um som para que possa ser transmitido em uma linha analógica (linha de telefone comum). O Modem deve ser considerado como dispositivo de uso híbrido ou misto, pois recebe e envia informações para a CPU. Devemos lembrar de que o modem serve para o computador se comunicar a outro, ou ainda, para interligar o computador a Internet por meio de linha telefônica convencional. A velocidade máxima de um modem é de 56 Kbps (kilo bits por segundo).
Alto falante é o periférico do computador que pega os sinais já processados e os transforma em um sinal audível – som. Alto falante é periférico de saída.
Impressora é o periférico que imprime as informações processadas pela CPU. Existem vários tipos de impressora: impacto de agulhas, jato de tinta, laser monocromática ou colorida, jato de cera e impressoras térmicas. Impressora é periférico de saída.

C)
O disco magnético deve ser entendido como mídia de armazenamento de dados e não como periférico (caso alguma prova venha a afirmar que o disco magnético se trata de periférico, está aqui a dica para um possível recurso, pois o disco é mídia), mesmo com esse entendimento errôneo, o disco recebe informações e as manda para serem processadas, logo, o disco magnético deve ser entendido como dispositivo de uso híbrido ou misto. Podemos entender disco magnético como disquete, zip drive e, até mesmo, o disco rígido.
Mouse é o periférico do computador que auxilia os usuários a interagir com os programas de computador. A função dele é encaminhar instruções para serem executadas como abrir e fechar janelas, executar rotinas etc. O mouse sempre é periférico de entrada, mesmo os mouses ópticos (mouses ópticos são de tecnologia mais moderna e precisa em relação aos mouses mecânicos “de bolinha”). Lembrem-se de que os mouses passam informações e instruções e não as recebem.
Alto falante é o periférico do computador que pega os sinais já processados e os transforma em um sinal audível – som. Alto falante é periférico de saída e podem possuir recursos avançados. Os alto falantes vão desde as simples “caixinhas de som” até potentes sistemas de som 7.1 ou superior.

D)
Disco magnético e modem foram periféricos / dispositivos comentados acima.
Tela de toque pode receber ainda outras designações: monitor touch screen ou monitor sensível ao toque. O monitor vem evoluindo com o passar do tempo, além de maior resolução, existe a própria necessidade de uma maior interação dos usuários com o computador. A tela de toque ou monitor touch screen é o periférico de uso híbrido ou misto que recebe informações processadas da CPU e envia dados e outras instruções para serem processadas para a CPU.

E)
Já explicado nas resposta acima, chama-nos a atenção para o nome TELA DE TOQUE, que convenhamos, foi muito mal empregado. Mais parece outra "pegadinha" porque o mercado de TI e todos usam as expressões sensível ao toque ou touch screen, sem comentários com essa organizadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário