DICAS DE INFORMÁTICA PARA CONCURSO



quinta-feira, 9 de abril de 2009

CÓDIGOS MALICIOSOS (MALWARE)
são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas em um computador. Vírus, cavalos de tróia.
VÍRUS
Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga infectando, isto é, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador. O vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção.

COMO O COMPUTADOR É INFECTADO POR UM VÍRUS?
Para que um computador seja infectado por um vírus, é preciso que um programa previamente infectado seja executado. Isto pode ocorrer de diversas maneiras, tais como:
• abrir arquivos anexados aos e-mails;
• abrir arquivos do Word, Excel, etc;
• abrir arquivos armazenados em outros computadores, através do compartilhamento de recursos;
• instalar programas de procedência duvidosa ou desconhecida, obtidos pela Internet, de disquetes, pen drives, CDs, DVDs, etc;
• ter alguma mídia removível (infectada) conectada ou inserida no computador, quando ele é ligado.

CAVALOS DE TRÓIA
Conta a mitologia grega que o “Cavalo de Tróia” foi uma grande estátua, utilizada como instrumento de guerra pelos gregos para obter acesso a cidade de Tróia. A estátua do cavalo foi recheada com soldados que, durante a noite, abriram os portões da cidade possibilitando a entrada dos gregos e a dominação de Tróia. Daı surgiram os termos “Presente de Grego” e “Cavalo de Tróia”.
Na informática, um cavalo de Tróia (trojan horse) ´e um programa, normalmente recebido como um “presente” (por exemplo, cartão virtual, álbum de fotos, protetor de tela, jogo, etc), que além de executar funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções normalmente maliciosas e sem o conhecimento do usuário.

COMO UM CAVALO DE TRÓIA SE INSTALA EM UM COMPUTADOR?
É necessário que o cavalo de tróia seja executado para que ele se instale em um computador.
Geralmente um cavalo de tróia vem anexado a um e-mail ou esta disponível em algum site na Internet.
É importante ressaltar que existem programas leitores de e-mails que podem estar configurados para executar automaticamente arquivos anexados às mensagens. Neste caso, o simples fato de ler uma mensagem é suficiente para que um arquivo anexado seja executado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário