DICAS DE INFORMÁTICA PARA CONCURSO



quinta-feira, 30 de abril de 2009

UNIX, LINUX, NIX, MINIX:



O Unix é um sistema operacional multitarefa e multiusuário, ou seja vários usuários podem se conectar a uma maquina (Seja por terminais, via rede local ou remota) e executar diversas tarefas, desde que se digite um nome de usuário e senhas válidos.


Por que falar sobre Unix?

Por que o Linux é derivado do Minix um pequeno sistema operacional Unix desenvolvido por Andy Tanenbaum, ou seja, Linux é um clone gratuito do Unix.

NIX: Sistemas operacionais derivados do Unix.

Qual o motivo dos sistemas operacionais nix serem considerados para profissionais?

Simples: pelo seu equilíbrio, estabilidade e robustez, é um sistema operacional que tem mais de 30 anos, ou seja, muita coisa já foi testada e implementada, existe um gama de softwares para sistemas nix e pela sua segurança, por exemplo: para você se conectar em uma maquina nix, é pedido login, que é exibido enquanto você digita mas password (senha) não é exibida, nesse momento você nota a preocupação dos criadores com a segurança.


HISTÓRIA DO UNIX.

Na década de 60, precisamente no ano de 1965, os Bell Labs (Então uma divisão interna da AT&T), GE (General Electric) e a MIT (Massachusetts Institute of Technology), uniram forças para criar o MULTICS (MULTiplexed Information and Computing Service), um sistema operacional de tempo compartilhado que viesse a substituir os sistemas batch da época. Por diversas razões o projeto MULTICS não foi levado para adiante, ficando quase que totalmente esquecido se não fosse por um dos pesquisadores dos Bell Labs de nome Ken Thompson ex-membro do grupo MULTICS.

Ken Thompson aproveitando da experiência ganha no projeto MULTICS começa a desenvolver um novo sistema operacional baseado no MULTICS. Isso foi em meados de 1969 quando ele achou um pequeno computador (um equipamento da Digital Corp. PDP-7) no qual ele começou a desenvolver programas relacionados com a astronomia e Astronáutica (calculadores de órbitas de satélites, calendários lunares, jogos de guerra espaciais,etc.).

Mas o ambiente de desenvolvimento dos programas era muito mais primitivo que o que ele tinha quando utilizava o Multics. Assim para tornar o trabalho mais fácil, ele decidiu escrever um sistema operacional novo para o PDP-7 usando idéias de Multics como ponto de partida. ao invés de ser um sistema multiusuário grande, ele criou um sistema mono-usuário pequeno em uma máquina muito limitada. Esta mudança de multiusuário para mono-usuário foi o que em parte incitou Brian Kernighan (outro cientista de computação do Bell Labs ) a sugerir o nome Unics (UNiplexed Information and Computing Service) para o novo sistema. Porém, o ambiente de desenvolvimento no PDP-7 onde Ken Thompson teve que escrever a primeira versão do novo sistema , possuía limitações de tamanho de nomes dos arquivos o que o forçou a encurtar o nome para quatro caracteres 'UNIX', o nome pelo qual ficou conhecido desde então.

O sistema Unix foi inicialmente desenvolvido em linguagem assembly para um minicomputador PDP-7 da Digital. A decisão de escrever o sistema Unix em uma linguagem de alto nível, e portanto torná-lo portável, ocorreu em 1973, quando Thompson e Dennis Ritchie, também da Bell Labs, reescreveram o sistema para uma linguagem chamada B. A linguagem B foi extensamente modificada dando origem a linguagem C e, mais tarde, o Unix seria todo reescrito nessa nova linguagem e portada para um minicomputador PDP-11.


Mesmo tendo criado e desenvolvido o Unix, a Bell Labs não podia comercializá-lo na época devido às leis anti-monopólio nos EUA, que impediam seu envolvimento no mercado de computadores. Apesar desta limitação, as universidades poderiam licenciar o Unix, recebendo inclusive o código fonte do sistema. Como a grande maioria das universidades utilizavam computadores PDP-11, não existiam dificuldades para se adotar o Unix como plataforma padrão no meio acadêmico. Em meados da década de 80, o Unix já podia ser encontrado não só no meio acadêmico, mas também na indústria, sendo oferecido por inúmeros fabricantes. A partir de 1984, a AT&T foi autorizada pelo governo americano a comercializar o sistema que tinha desenvolvido. Diversas versões foram lançadas, sendo a versão System V Release 4 (SVR4) a que se estabeleceu. Enquanto isto, a Universidade de Berkeley Califórnia, desenvolveu sua própria versão do sistema, batizada de 1BSD (First Berkeley Software Distribution). Outras versões se sucederam chegando a 4.4BSD. O Unix de Berkeley introduziu inúmeros melhoramentos ao sistema, onde destacamos o protocolo TCP/IP, hoje um padrão de fato na indústria.


O GNU/LINUX.

Por que GNU/Linux e não Linux?


O Linux é de autoria de Linus Torvalds e está sob licença GNU/GPL*, Linux se trata apenas do kernel do sistema operacional e não o sistema operacional completo, o sistema operacional completo se chama GNU/Linux, todas distribuições* usam ferramentas GNU*.

*GNU/GPL: GNU General Public License.

*GNU: Free Software Foundation, Fundação do Software Livre.

*DISTRIBUIÇÕES: São pacotes personalizados por uma entidade ou empresa, existe distribuições dedicadas somente a design gráfico outras só para rede, etc.


O Linux foi criado por Linus Torvalds, ele começou a desenvolver o Linux como um passa-tempo, A inspiração do Linus Torvalds foi o Minix, um pequeno sistema Unix desenvolvido por Andy Tanenbaum, como foi mencionado. Linus Torvalds decidiu então compartilhar sua criação e seus conhecimentos na lista de discussão do minix, comp.os.minix, e enviou a seguinte mensagem: Você está ansioso pelos ótimos dias do Minix 1.1, quando homens eram homens e escreviam seus próprios drivers de dispositivo? Você está sem um bom projeto e ansioso para começara trabalhar em um OS para tentar modificar segundo suas necessidades? Você fica frustrado quando tudo funciona no Minix? Então este envio pode ser para você.


Como mencionei há um mês atrás, estou trabalhando em uma versão gratuita de um Minix para computadores AT386. Finalmente chegou ao ponto em que já é útil (embora possa depender do que você deseja) e desejo colocar todas as fontes em uma distribuição maior. É apenas a versão 0.02... mas executei com sucesso o bash, gcc, GNU make, GNU sed, compress, etc, nela. No dia 05 de outubro de 1991 Linus Torvalds anunciou a primeira versão oficial do Linux. Desde esse dia até hoje muitos programadores espalhados pelo mundo têm atendido ao seu chamado e contribuído para fazer do Linux o que ele é hoje.

Um comentário:

  1. Acho difícil a utilização do Linux. Pode ser por falta de prática, mas apanho bastante dele. rss

    ResponderExcluir