DICAS DE INFORMÁTICA PARA CONCURSO



quinta-feira, 30 de abril de 2009

UNIX, LINUX, NIX, MINIX:



O Unix é um sistema operacional multitarefa e multiusuário, ou seja vários usuários podem se conectar a uma maquina (Seja por terminais, via rede local ou remota) e executar diversas tarefas, desde que se digite um nome de usuário e senhas válidos.


Por que falar sobre Unix?

Por que o Linux é derivado do Minix um pequeno sistema operacional Unix desenvolvido por Andy Tanenbaum, ou seja, Linux é um clone gratuito do Unix.

NIX: Sistemas operacionais derivados do Unix.

Qual o motivo dos sistemas operacionais nix serem considerados para profissionais?

Simples: pelo seu equilíbrio, estabilidade e robustez, é um sistema operacional que tem mais de 30 anos, ou seja, muita coisa já foi testada e implementada, existe um gama de softwares para sistemas nix e pela sua segurança, por exemplo: para você se conectar em uma maquina nix, é pedido login, que é exibido enquanto você digita mas password (senha) não é exibida, nesse momento você nota a preocupação dos criadores com a segurança.


HISTÓRIA DO UNIX.

Na década de 60, precisamente no ano de 1965, os Bell Labs (Então uma divisão interna da AT&T), GE (General Electric) e a MIT (Massachusetts Institute of Technology), uniram forças para criar o MULTICS (MULTiplexed Information and Computing Service), um sistema operacional de tempo compartilhado que viesse a substituir os sistemas batch da época. Por diversas razões o projeto MULTICS não foi levado para adiante, ficando quase que totalmente esquecido se não fosse por um dos pesquisadores dos Bell Labs de nome Ken Thompson ex-membro do grupo MULTICS.

Ken Thompson aproveitando da experiência ganha no projeto MULTICS começa a desenvolver um novo sistema operacional baseado no MULTICS. Isso foi em meados de 1969 quando ele achou um pequeno computador (um equipamento da Digital Corp. PDP-7) no qual ele começou a desenvolver programas relacionados com a astronomia e Astronáutica (calculadores de órbitas de satélites, calendários lunares, jogos de guerra espaciais,etc.).

Mas o ambiente de desenvolvimento dos programas era muito mais primitivo que o que ele tinha quando utilizava o Multics. Assim para tornar o trabalho mais fácil, ele decidiu escrever um sistema operacional novo para o PDP-7 usando idéias de Multics como ponto de partida. ao invés de ser um sistema multiusuário grande, ele criou um sistema mono-usuário pequeno em uma máquina muito limitada. Esta mudança de multiusuário para mono-usuário foi o que em parte incitou Brian Kernighan (outro cientista de computação do Bell Labs ) a sugerir o nome Unics (UNiplexed Information and Computing Service) para o novo sistema. Porém, o ambiente de desenvolvimento no PDP-7 onde Ken Thompson teve que escrever a primeira versão do novo sistema , possuía limitações de tamanho de nomes dos arquivos o que o forçou a encurtar o nome para quatro caracteres 'UNIX', o nome pelo qual ficou conhecido desde então.

O sistema Unix foi inicialmente desenvolvido em linguagem assembly para um minicomputador PDP-7 da Digital. A decisão de escrever o sistema Unix em uma linguagem de alto nível, e portanto torná-lo portável, ocorreu em 1973, quando Thompson e Dennis Ritchie, também da Bell Labs, reescreveram o sistema para uma linguagem chamada B. A linguagem B foi extensamente modificada dando origem a linguagem C e, mais tarde, o Unix seria todo reescrito nessa nova linguagem e portada para um minicomputador PDP-11.


Mesmo tendo criado e desenvolvido o Unix, a Bell Labs não podia comercializá-lo na época devido às leis anti-monopólio nos EUA, que impediam seu envolvimento no mercado de computadores. Apesar desta limitação, as universidades poderiam licenciar o Unix, recebendo inclusive o código fonte do sistema. Como a grande maioria das universidades utilizavam computadores PDP-11, não existiam dificuldades para se adotar o Unix como plataforma padrão no meio acadêmico. Em meados da década de 80, o Unix já podia ser encontrado não só no meio acadêmico, mas também na indústria, sendo oferecido por inúmeros fabricantes. A partir de 1984, a AT&T foi autorizada pelo governo americano a comercializar o sistema que tinha desenvolvido. Diversas versões foram lançadas, sendo a versão System V Release 4 (SVR4) a que se estabeleceu. Enquanto isto, a Universidade de Berkeley Califórnia, desenvolveu sua própria versão do sistema, batizada de 1BSD (First Berkeley Software Distribution). Outras versões se sucederam chegando a 4.4BSD. O Unix de Berkeley introduziu inúmeros melhoramentos ao sistema, onde destacamos o protocolo TCP/IP, hoje um padrão de fato na indústria.


O GNU/LINUX.

Por que GNU/Linux e não Linux?


O Linux é de autoria de Linus Torvalds e está sob licença GNU/GPL*, Linux se trata apenas do kernel do sistema operacional e não o sistema operacional completo, o sistema operacional completo se chama GNU/Linux, todas distribuições* usam ferramentas GNU*.

*GNU/GPL: GNU General Public License.

*GNU: Free Software Foundation, Fundação do Software Livre.

*DISTRIBUIÇÕES: São pacotes personalizados por uma entidade ou empresa, existe distribuições dedicadas somente a design gráfico outras só para rede, etc.


O Linux foi criado por Linus Torvalds, ele começou a desenvolver o Linux como um passa-tempo, A inspiração do Linus Torvalds foi o Minix, um pequeno sistema Unix desenvolvido por Andy Tanenbaum, como foi mencionado. Linus Torvalds decidiu então compartilhar sua criação e seus conhecimentos na lista de discussão do minix, comp.os.minix, e enviou a seguinte mensagem: Você está ansioso pelos ótimos dias do Minix 1.1, quando homens eram homens e escreviam seus próprios drivers de dispositivo? Você está sem um bom projeto e ansioso para começara trabalhar em um OS para tentar modificar segundo suas necessidades? Você fica frustrado quando tudo funciona no Minix? Então este envio pode ser para você.


Como mencionei há um mês atrás, estou trabalhando em uma versão gratuita de um Minix para computadores AT386. Finalmente chegou ao ponto em que já é útil (embora possa depender do que você deseja) e desejo colocar todas as fontes em uma distribuição maior. É apenas a versão 0.02... mas executei com sucesso o bash, gcc, GNU make, GNU sed, compress, etc, nela. No dia 05 de outubro de 1991 Linus Torvalds anunciou a primeira versão oficial do Linux. Desde esse dia até hoje muitos programadores espalhados pelo mundo têm atendido ao seu chamado e contribuído para fazer do Linux o que ele é hoje.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dicas do WINDOWS

MENU INICIAR MAIS RÁPIDO
É possível fazer com que o Menu Iniciar do Windows XP exiba seus itens mais rapidamente. Para isso, acesse Iniciar / Executar, digite regedit e vá em HKEY_CURRENT_USER / Control Panel / Desktop. Selecione MenuShowDelay na lista da direita e clique com o botão direito do mouse em cima. Agora, escolha Modificar e mude o valor para 0 (zero). Após o computador inicializar, o menu Iniciar estará mais rápido.

COMPARANDO BROFFICE.ORG WRITER X MICROSOFT OFFICE WORD

Estas são, em minha opinião, as mais prováveis diferenças a serem abordadas em uma prova! Pense numa complicação! Pense que se você, querido aluno, já decorou tudo o que tinha de decorar no Word, terá trabalho dobrado! :-D
A grande facilidade da memorização das teclas do Writer está no fato de a maioria das teclas de atalho serem associadas aos nomes dos comandos em inglês (que eu coloco na forma de dica)...
Vamos a elas...
MENU EDITAR
ATALHO NO WORD
DESFAZER = CTRL+Z
REFAZER = CTRL+R
RECORTAR = CTRL+X
COPIAR = CTRL+C
COLAR = CTRL+V
COLAR ESPECIAL = ----
SELECIONAR TUDO = CTRL+T
LOCALIZAR = CTRL+L
SUBSTITUIR = CTRL+U
LOCALIZAR E SUBSTITUIR = ---


ATALHO NO WRITER (Dica)
DESFAZER = CTRL+Z
REFAZER = CTRL+Y (Yeu sei?)
RECORTAR = CTRL+X
COPIAR = CTRL+C (Copy)
COLAR = CTRL+V (Vai saber...)
COLAR ESPECIAL = CTRL+SHIFT+V
SELECIONAR TUDO = CTRL+A (All)
LOCALIZAR = ---
SUBSTITUIR = ---
LOCALIZAR E SUBSTITUIR = CTRL+F (Find)

COMPARANDO BROFFICE.ORG WRITER X MICROSOFT OFFICE WORD

TECLAS DE ATALHO CLASSIFICADAS POR MENUS
Estas são, em minha opinião, as mais prováveis diferenças a serem abordadas em uma prova! Pense numa complicação! Pense que se você, querido aluno, já decorou tudo o que tinha de decorar no Word, terá trabalho dobrado! :-D
A grande facilidade da memorização das teclas do Writer está no fato de a maioria das teclas de atalho serem associadas aos nomes dos comandos em inglês (que eu coloco na forma de dica)...
Vamos a elas...


MENU ARQUIVO
ATALHO NO WORD
NOVO = CTRL + O
ABRIR = CTRL+A
SALVAR = CTRL+B
IMPRIMIR = CTRL+P
FECHAR = CTRL+W ou CTRL+F4
SAIR = ALT+F4

ATALHO NO WRITER (Dica)
NOVO = CTRL+N (New)
ABRIR = CTRL+O (Open)
SALVAR = CTRL+S (Save)
IMPRIMIR = CTRL+P (Print)
FECHAR = CTRL+W ou CTRL+F4
SAIR = ALT+F4 ou CTRL+Q (Quit)

ALGUNS ATALHOS DO WORD:

Alt + Ctrl + F Insere nota de rodapé, aquela com o número 1 sobrescrito no texto e a referência no pé da página
Alt + Ctrl + I, O, P ou N Muda estilo de visualização da página
Alt + Ctrl + Y Vai para início da página seguinte.
Alt + Ctrl + M Insere comentário
Ctrl + [ ou ] Diminui ou aumenta tamanho da fonte em um ponto
Ctrl + = Aplica subscrito
Ctrl + Shift + = Aplica sobrescrito
Ctrl + 1, 2 ou 5 Define espaçamento entre linhas simples, duplo ou de 1,5 linha.
Ctrl + D Abre caixa de formatação de fonte
Ctrl + End Vai para fim do documento
Ctrl + I, N ou S Aplica efeito itálico, negrito ou sublinhado em termos selecionados.
Ctrl + T Seleciona todo o texto
Ctrl + U Localiza e substitui palavras ou expressões
Ctrl + Del ou backspace Apaga palavra seguinte ou anterior
Ctrl + Shift + F8 Ativa seleção de bloco quadrilátero de texto
Ctrl + Shift + C ou V Copia ou cola formatação de fontes
F4 Repete a última ação
F7 Verifica ortografia e gramática
F12 Salvar como
Shift + F3 Aplica letras maiúsculas em todo o texto selecionado
Shift + F7 Abre dicionário de sinônimos
Ctrl + Home vai para o início do "mesmo" documento

PRINCIPAIS ATALHOS DO WINDOWS.

Alt + Enter Exibe propriedades de arquivo
Alt + Esc Alterna entre janelas na ordem em que foram abertas
Alt + F4 Fecha programa
Alt + Tab Alterna entre janelas de programas abertos
Alt + espaço, depois N ou X Minimiza ou maximiza janela
Ctrl + Esc Abre menu Iniciar
Ctrl + F4 Fecha janela de programa
Ctrl + Z Desfaz última ação
F1 Abre a ajuda
F2 Renomeia o item selecionado.
F3 Realiza pesquisa
Print Screen Captura tela, para colar em programas como o "Paint"
Alt + Print Screen Captura somente janela ativa
Shift Ao inserir CD-ROM no drive, evita que ele seja reproduzido
automaticamente
Shift + Del Exclui um item sem armazená-lo na lixeira
Shift + F10 Equivale ao clique com o botão direito do mouse
Shift + Tab Retrocede entre itens de um documento
Tab Avança entre itens de um documento
Windows + D Minimiza ou restaura todas as janelas
Windows Mostra o Menu Iniciar
Windows + E Abre o Windows Explorer
Windows + F Abre o Pesquisar para arquivos
Windows + R Mostra a janela Executar
Windows + L Tranca a tela
Windows + U Abre o Gerenciador de Utilitários
Windows + CTRL + F Mostra o Pesquisar para computador (em rede)
Windows + Shift + M Desfaz minimizar (para todas as janelas)
Windows + F1 Para Ajuda e Suporte
Windows + BREAK Mostra as Propriedades de Sistema

quinta-feira, 16 de abril de 2009

As 10 principais diferenças entre o Windows e o Linux

1. ACESSO COMPLETO VS. SEM ACESSO.
Provavelmente, a maior diferença entre o Windows e o Linux, é que no Linux você tem acesso completo ao código fonte. Isso ocorre porque o Linux está sob a GNU Public License (GPL), e todos os usuários, de todos os tipos, podem acessar (e alterar) o código do kernel do sistema. Você quer fazer o mesmo com o Windows? Boa sorte. A menos que você faça parte de um seleto grupo de pessoas, você nunca irá botar os olhos no código do Windows.
2. LIBERDADE DE LICENÇA VS. RESTRIÇÕES DE LICENÇA.
Com um sistema Linux, licenciado sob a GPL, você é livre para modificar, lançar novamente e até vender os aplicativos que você usa (desde que mantenha o código fonte disponível). Além disso, com a GPL, você pode baixar uma simples cópia de uma distribuição Linux e instalar em quantas máquinas você queira. Com a licença Microsoft, você não pode fazer nenhum dos dois. Você é obrigado a usar apenas o número de licenças compradas. Se comprou 10 licenças do Windows para sua empresa, por exemplo, só pode instalar o Windows legalmente, em 10 máquinas.
3. SUPORTE ONLINE COMUNITÁRIO VS. SUPORTE VIA HELP-DESK PAGO
Isso pode até ser um empecilho para que empresas usem o pingüim, mas, com o Linux, você tem suporte de um grande número de fóruns, busca online e uma gama de sites dedicados sobre o assunto. E, claro, é possível comprar contratos de suporte com algumas grandes companhias de Linux, como a Novell e a Red Hat.
No entanto, se você quer suporte gratuito no Linux, não pode ter pressa. Isso porque, quando você reporta uma dúvida em um fórum de discussão, por exemplo, é possível que espere 10 minutos para que seja respondido, como também pode demorar horas ou dias, ou até mesmo nunca ser respondido. Geralmente, os principais problemas no Linux são documentados e, as chances de você conseguir uma resposta rápida é grande.
Do outro lado da moeda está o Windows. Sim, você tem o mesmo suporte de usuários Windows em fóruns que abordam o sistema, e pode contatar o suporte da Microsoft também. De muitas pessoas que contrataram o suporte pago do Linux, ou o suporte pago da Microsoft, não dá pra dizer qual fica mais satisfeita. Fica a dúvida: Por quê todo mundo insiste que o suporte da Microsoft é melhor que o do Linux?
4. SUPORTE COMPLETO DE HARDWARE VS. SUPORTE PARCIAL.
Um problema que aos poucos está sendo sanado, é o suporte a hardware. Anos atrás, se você pretendia instalar Linux, você teria que escolher a dedo todo o equipamento do seu computador, ou não teria uma instalação 100% funcional. Hoje esta teoria caiu por terra. Você pode pegar tanto um PC ou laptop (ou até mesmo um Mac) e a maioria das distribuições instaladas terão muitas chances de funcionar 100%. Claro, ainda existem algumas exceções, mas elas são cada vez mais raras.
Com o Windows, você sabe que cada parte do hardware irá funcionar no seu sistema. Claro, há uns e outros que, eventualmente, demandarão mais tempo na caça a drivers que você não possua o CD de instalação. Você então pode descansar tranquilo sabendo que aquela placa de vídeo de última geração provavelmente vai funcionar no máximo de sua capacidade.
5. LINHA DE COMANDO VS. SEM LINHA DE COMANDO.
Não importa onde a evolução do Linux chegue, ou quão fantástico o ambiente desktop possa se tornar, a linha de comando será sempre uma ferramenta imprescindível para propósitos administrativos. É difícil imaginar uma máquina com Linux sem a linha de comando. Entretanto, para o usuário final, já é algo bastante próximo da realidade. Você pode usar o Linux por anos sem jamais tocar na linha de comando, assim como você faz no Windows. E embora você possa utilizar a linha de comando no Windows, ela não será tão poderosa quanto é no Linux. A Microsoft tende a esconder o prompt de comando do usuário. A menos que você acesse o “executar” e entre com “cmd”, o usuário provavelmente nem saberá que a linha de comando existe no Windows. E mesmo que ele consiga acessá-la, qual é a sua real utilidade?
6. INSTALAÇÃO CENTRALIZADA DE APLICATIVOS VS. INSTALAÇÃO DESCENTRALIZADA.
Com qualquer distribuição Linux atual, você tem um local onde é possível procurar, adicionar ou remover softwares. São os gerenciadores de pacotes, como o Synaptic. Com ele, você pode abrir uma única ferramenta, procurar por uma aplicação (ou um grupo de aplicações) e instalar sem fazer qualquer busca na internet.
O Windows não tem nada parecido com isso. No Windows, você precisa saber onde encontrar o software que você pretende instalar, baixar o software (ou colocar o CD no drive), e executar setup.exe ou install.exe. Por muitos anos pensamos que instalar aplicativos no Windows era mais fácil que no Linux, e por muitos anos estavamos certos. Não agora. Instalar aplicativos no Linux é simples, indolor e centralizado.
7. FLEXIBILIDADE VS. RIGIDEZ.
É comum compararmos Linux e Windows a outros hábitos do cotidiano. Carros e motos, casas e apartamentos… mas vamos tentar nos ater ao desktop em si. A não ser que você pretenda pagar para instalar um aplicativo de terceiros, para alterar a aparência, por exemplo, no Windows você terá que se contentar com o que a Microsoft decidiu que é bom pra você. No Linux, você pode confortavelmente fazer seu desktop ter o “look and feel” que é a sua cara. Você pode ter exatamente o que você quer. Desde um ambiente gráfico simples, como o Fluxbox, até uma experiência 3D completa com o Compiz.
8. FANBOYS VS. CORPORATIVISMO
Quisemos adicionar esse tópico pois mesmo o Linux tendo atingido um nível superior ao de projeto escolar, os usuários tendem a ser fanáticos que apelam para os mais diversos tipos de medidas para fazer você escolher o Linux e não o Windows. Muitos dos ditos fanboys ainda tentam recrutar novos para o bando, e isso é realmente muito ruim. Muitos acham que isso não é profissional. Mas por que algo que é digno de um trabalho de grandes empresas precisa de “animadores de torcida”? O programa não deveria fazer sucesso sozinho? O problema é que com a natureza livre do Linux ele tende a ter uma diferença de marketing em relação ao milionário orçamento da Microsoft. Por isso existe a necessidade de se ter mihares de fãs ao redor do mundo para espalhar o sistema. E o boca-boca é o melhor amigo do Linux.
Muita gente imagina que a imagem do Linux como sistema operacional possa ser prejudicada pelos fanboys do sistema. Mas preferimos discordar. Outra companhia, graças ao fenômeno de seu simples tocador de música e telefone, sofreu do mesmo problema, e até agora a imagem dela não foi prejudicada por isto. O Windows não tem estes mesmos fãs. No lugar disso, o Windows tem uma equipe de engenheiros certificados e gabaritados que acreditam nas momentâneas emoções de quando são apresentados dados mal interpretados de market share, fazendo-os acreditar que terão emprego garantido para o resto da vida.
9. MONTAGEM AUTOMÁTICA DE MÍDIA REMOVÍVEL VS. MONTAGEM NÃO-AUTOMÁTICA
Está fresco na memória os velhos tempos que tínhamos de montar o disquete para usá-lo e desmontar para removê-lo. Pois bem, isso está prestes a chegar ao fim - mas não completamente. Uma questão freqüente de novos usuários Linux é o modo como a mídia removível é usada. A idéia de ter que “montar” manualmente uma unidade de CD para acessar seu conteúdo é totalmente estranha para novos usuários. Há uma razão para isso ser assim. O Linux sempre foi uma plataforma multiusuário, por isso, pensava-se que forçar um usuário a montar uma mídia para usá-la ajudaria salvar os arquivos desse usuário de serem substituídos por outra pessoa. Pense nisso: Em um sistema multiusuário, se todos tivessem acesso instantâneo a um disco que foi inserido, o que impediria de excluir ou sobrescrever um arquivo que tinha acabado de ser adicionado à mídia? Agora as coisas têm evoluído ao ponto em que no Linux, subsistemas são criados e configurados de forma que você pode utilizar um dispositivo removível da mesma forma que utilizaria no Windows. Mas essa não é a regra. Sempre tem quem goste de editar o arquivo /etc/fstab, não é mesmo?
10. RUN LEVELS MULTI-CAMADAS VS. RUN LEVEL ÚNICO
O Linux possui habilidade de funcionar em diferentes run levels. Com isso, dá para usar o Linux pela linha de comando (run level 3) ou via interface gráfica (run level 5). Assim, se algo ocorrer com o servidor gráfico X.org, você pode logar como superusuário (root) pela linha de comando e assim resolver o problema.
Com o Windows você terá sorte de usar a linha de comando em modo seguro - e então você pode (ou não) ter as ferramentas necessárias para resolver o problema. No Linux, mesmo no run level 3, você pode obter e instalar uma ferramenta para ajudá-lo. Ter diferentes run levels também é positivo de outras maneiras. Digamos que a maquina em questão seja um servidor Web ou de e-mail. Você quer disponibilizar a ele toda a memória instalada, portanto não poderá iniciar a maquina no run level 5. Entretanto, em certos momentos você precisará da interface gráfica para administrar o sistema (embora isso também seja possível por linha de comando). Graças ao comando startx a partir da linha de comando no run level 3, você terá acesso a interface gráfica também. No Windows você ficará preso ao run level gráfico, exceto quando enfrentar um problema realmente sério.

PEQUENA CRONOLOGIA, LONGA CAMINHADA...

1985 -> Windows 1.0
1987 -> O Windows 2.0
1990 -> O Windows 3.0

1993 -> O Windows 3.1
1995 -> O Windows 95.
1998 -> Windows 98.
2000 -> O Windows ME.
2001 -> O Windows XP.
2003 -> Windows Server 2003, também conhecido como W2K3.
2007 -> Windows Vista

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Comentário da PROVA DO TRE-MG:
1) A questão do Word correta é:O título do texto está formatado com fonte Arial, tamanho 10, em negrito e itálico e está sublinhado e centralizado.
2)A questão errada do Excel:O valor numérico contido na célula B7 pode ter sido obtido a partir da fórmula =SOMA(B7;C7;D7) - O motivo é que esta fórmula gera erro de referência circular. Você não pode envolver na fórmula a célula do resultado(B7)
Existem mais 2 opções erradas - Esta questão tem que ser ANULADA!
3) Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet...A correta é: Um grupo de discussão é formado por usuários da Internet que dialogam entre si, acerca de temas de interesse mútuo, mediante a troca de mensagens eletrônicas em determinado sítio da Web.
4)A do Windows XP: O Painel de controle disponibiliza recursos por meio dos quais é possível alterar configurações do computador, relacionadas, por exemplo com som, energia, segurança e impressora.
5) Dos vírus, a correta: Os antivírus atuais permitem a atualização de assinaturas de vírus de forma automática, sempre que o computador for conectado à Internet.
---------------------------------------------------------------------
Assinaturas de vírus são parte dos códigos dos mesmos que os antivirus utilizam para detectá-los. É uma espécie de DNA de vírus. Não disse este termo em sala de aula mas a questão diz: Permite... - Tende a ser verdadeira. Além do mais, as outras estavam erradas, dava para eliminar.Poderia fazer confusão com a que diz: A instalação de antivírus Garante a qualidade da segurança no computador. - Garante é muito restritivo - Tende a ser falsa - Antivírus não garante, apenas ajuda - É o mesmo que dizer: Uma alimentação saudável garante uma vida longa - E se a pessoa for atropelada?Abraços.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

CÓDIGOS MALICIOSOS (MALWARE)
são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas em um computador. Vírus, cavalos de tróia.
VÍRUS
Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga infectando, isto é, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador. O vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção.

COMO O COMPUTADOR É INFECTADO POR UM VÍRUS?
Para que um computador seja infectado por um vírus, é preciso que um programa previamente infectado seja executado. Isto pode ocorrer de diversas maneiras, tais como:
• abrir arquivos anexados aos e-mails;
• abrir arquivos do Word, Excel, etc;
• abrir arquivos armazenados em outros computadores, através do compartilhamento de recursos;
• instalar programas de procedência duvidosa ou desconhecida, obtidos pela Internet, de disquetes, pen drives, CDs, DVDs, etc;
• ter alguma mídia removível (infectada) conectada ou inserida no computador, quando ele é ligado.

CAVALOS DE TRÓIA
Conta a mitologia grega que o “Cavalo de Tróia” foi uma grande estátua, utilizada como instrumento de guerra pelos gregos para obter acesso a cidade de Tróia. A estátua do cavalo foi recheada com soldados que, durante a noite, abriram os portões da cidade possibilitando a entrada dos gregos e a dominação de Tróia. Daı surgiram os termos “Presente de Grego” e “Cavalo de Tróia”.
Na informática, um cavalo de Tróia (trojan horse) ´e um programa, normalmente recebido como um “presente” (por exemplo, cartão virtual, álbum de fotos, protetor de tela, jogo, etc), que além de executar funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções normalmente maliciosas e sem o conhecimento do usuário.

COMO UM CAVALO DE TRÓIA SE INSTALA EM UM COMPUTADOR?
É necessário que o cavalo de tróia seja executado para que ele se instale em um computador.
Geralmente um cavalo de tróia vem anexado a um e-mail ou esta disponível em algum site na Internet.
É importante ressaltar que existem programas leitores de e-mails que podem estar configurados para executar automaticamente arquivos anexados às mensagens. Neste caso, o simples fato de ler uma mensagem é suficiente para que um arquivo anexado seja executado.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Um pouco sobre Vírus...

INTERNET X INTRANET

O QUE É INTERNET
É uma ampla malha mundial que consiste na interligação de várias redes de computadores espalhadas por todo o mundo.DE ONDE SURGIU A INTERNETA Internet surgiu ao longo dos anos 60 com objetivo e finalidade militar, desenvolvida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Eram projetos que visavam o desenvolvimento de uma Rede de Computadores para comunicação entre os principais centros militares.QUEM CONTROLA A INTERNETA Internet não é controlada por ninguém, não existe nenhuma pessoa, entidade ou organização que a controla diretamente. Por ser um conjunto de redes independentes, ela não tem dono.

INTRANET
É uma rede limitada a uma organização, que imita a INTERNET Quando eu tenho na Intranet serviços que eu encontraria também na INTERNET, desde que somente para usuários autorizados, pertencentes àquela organização, então eu tenho uma Intranet.
Esses serviços podem ser: E-mail, Webmail, Downloads, etc.
A Intranet não tem que ter acesso à INTERNET necessariamente.

terça-feira, 7 de abril de 2009

+ DICAS...


1. Não podemos esquecer que informática para concurso público é bem diferente da informática prática, que você está acostumado a usar no seu dia a dia, em provas são cobrados os mínimos detalhes e as mais variadas formas de você realizar determinado procedimento (botões da barra de ferramentas, teclas de atalho, menu de opções e etc...), sendo assim todo conhecimento deve ser tratado com a máxima importância.
2. Em diversas situações acabam aparecendo alguns termos, aparentemente estranhos ao nosso dia a dia (plotter, scanner, ocr, pcmcia, FTP, HTML entre outros), algo que realmente ajuda é você procurar relacionar tais palavras, buscando seus conceitos, montado desta forma uma espécie de glossário, lembre-se a duvida de hoje é a questão errada de amanhã, não se deixe assustar por palavras diferentes.
3. Tratando-se do Windows, sempre vale a pena lembrar a sua função (elo entre maquina e usuário) e de suas principais características (multitarefa preemptivo, ambiente gráfico e ser 32 bits).
4. Já para o Word, um termo bastante explorado são suas formas de selecionar palavras (duplo clique), parágrafos (triplo clique ou CTRL + clique) ou todo o texto (CTRL + T) e dentro destas seleções a aplicação de formatos (negrito, tamanho da fonte, cor da fonte e etc).
5. Agora lembre-se, se você aplicar um clique simples em uma determinada palavra (posicionar o ponto de inserção) e selecionar um tipo de formatação como, por exemplo, itálico (CTRL + I), esta formatação será aplicada a toda a palavra (pois o itálico é uma formatação voltada a fonte), ou selecionar um tipo de formatação como alinhar a esquerda, esta formatação será aplicada a todo o parágrafo (pois o alinhamento é uma formatação voltada a parágrafo).
6. Como última dica, saiba que até mesmo a questão mais simples pode se tornar uma questão grande problema para você, a forma na qual a questão é escrita pode complicar tudo, palavras como unicamente, suficiente, sempre, pode, incorreta e etc... podem mudar completamente o sentido da questão, sendo assim a correta interpretação é 50% da questão.

Orientações importantes sobre a Prova de Informática

1-ESTUDE informática. Muitos candidatos imaginam que podem deixar esta matéria para o final, que a mesma não tem muito peso. Ás vezes temos fortes conhecedores da disciplina de direito ou português ou contabilidade e que não sabem nada de informática e acham que poderão aprender esta matéria em quinze ou trinta dias. É um engano cruel. Informática, como qualquer outra disciplina necessita de um certo tempo de dedicação para amadurecimento de idéias. Dedique a ela pelo menos uma hora por dia, o que não é muito. Lembre-se que em muitos concursos é necessário uma nota mínima para cada disciplina, independente do total de pontos.
..
2-NUNCA deixe de ler o edital minuciosamente. Conheço candidatos que só não passaram porque não leram as regras para classificação, como proceder com a folha de gabarito, títulos de redações, critério de pontuação, etc.
..
3- Chegue ao local da prova bem antes do horário, faça como os mineiros, não perca o 'trem'. Se você chegar ao local segundos antes do fechamento dos portões, posso garantir que seu estado emocional ficará prejudicado.
...
4-Em caso de questões com figuras, observe atentamente as figuras, todos os seus ícones, textos, mensagens da barra de status, barra de títulos, etc. Cada detalhe pode ser a diferença. só depois de reconhecida a figura passe para as questões lendo uma palavra de cada vez.
..
5-Leia atentamente as questões. Embora possa ser aparentemente verdadeira, um pequeno detalhe no final pode torná-la falsa. Se tiver certeza deste detalhe falso, não perca mais tempo com a questão.
..
6-Marque apenas as questões que tiver absoluta certeza. Principalmente as do tipo 'uma errada anula uma certa'(CESPE) Em caso de dúvida passe para a questão seguinte.
..
7-Se uma questão parecer demasiado difícil, ignore-a. Evite que a mesma venha a interferir no seu equilíbrio emocional.
..
8-Cuidado com expressões do tipo: “sempre”, “geralmente”, “toda vez que”, “removida”, “excluída”, “exceto”, “somente”, “nunca”, “apesar de”, “integralmente”, 'respectivamente', 'uma das formas de', elas podem significar a diferença entre o certo e o errado.
..
9-Gaste todo o tempo relendo as questões após finalizar a prova, mesmo que todos os candidatos já tenham terminado. O tempo estipulado é seu e você deve gastá-lo para fazer uma prova satisfatória, sem se preocupar com os demais.
..
10-Meia hora, no mínimo, antes do término do tempo de prova, comece a marcar o cartão. Já ouvi comentários do tipo: 'Não deu tempo de marcar todo o cartão' ou 'você acredita que errei x respostas na hora de marcar o cartão?' Primeiro, marque as respostas suavemente a lápis, de forma que se possa alterá-las com facilidade em caso de mudança de ponto de vista ou erro no preenchimento do cartão. Após confirmar suas respostas, reforce a marcação.
11-Em concursos em que um item marcado errado anula um item corretamente marcado, nem sempre o melhor candidato é o que acerta mais. Poderá ser o que errar menos.
..
12-Atualmente há uma tendência a classificar candidatos que possuem uma visão ampla dos fatos. Exemplo disso é a mistura de matérias na mesma questão. Você poderá estar fazendo um item de informática e errar por não saber o significado de um termo(português). Exemplo: Valor nominal e valor real. Ou até mesmo uma questão jurídica em plena prova de informática ou um termo aritmético equivocado numa questão de Excel.
..
13-Faça rascunhos, desenhe, não tente montar quebra-cabeças na mente. Passe para o papel, desenhe tabelas do Excel e vá preenchendo aos poucos, à medida em que o enunciado for desenrolando.
..
14-Cada 'Banca' contratada para elaborar provas possui um perfil diferente, enfocando temas e aspectos diversos. Reúna todas as informações disponíveis acerca do promotor do evento.
..
Lembre-se: Por mais óbvio que seja tudo isso, após cada concurso, ouço as mesmas lamentações, sempre pela inobservância dos fatos acima.

Microsoft Office X BrOffice.org

Devido a uma recente demanda, nas provas de Concursos Públicos, pelo conhecimento no BrOffice.org, resolvi compilar alguns pontos comparativos entre esse conjunto de programas e o seu mais famoso concorrente: o Microsoft Office.
Em primeiro lugar, gostaria de explicar em poucas palavras do que estamos tratando: BrOffice.org.
BrOffice.org é o nome de um conjunto de programas de escritório livre (free software), disponível na Internet gratuitamente (no site www.broffice.org ou aqui no portal) que oferece ferramentas poderosas para o trabalho na maioria das corporações.
O BrOffice.org é um produto nacional (mantido por uma equipe brasileira) baseado num conjunto de programas mundialmente conhecido: o OpenOffice.org. Então, guardando-se as devidas proporções.

BrOffice.org e OpenOffice.org são a mesma coisa!
Claro que o BrOffice é mais adequado para o público e as necessidades de trabalho das empresas brasileiras, por isso ele está sendo cotado para substituir o Microsoft Office nos órgãos do Governo Federal (já está acontecendo, como se pode comprovar na exigência deste nos concursos recentes do MPU e da Câmara dos Deputados!).

E o Microsoft Office?
É muito provável que você, leitor, já tenha ouvido falar nele e até mesmo já o utilize! Mas não custa explicar:
Microsoft Office é o nome do conjunto de programas de escritório desenvolvido e vendido (sim, vendido) pela Microsoft, a maior empresa de software de computador do mundo! O Office da Microsoft é composto pelos programas Word (para texto), Excel (planilha eletrônica), Powerpoint (apresentações de slides), Access (banco de dados) e mais alguns...
Fique ciente de que esse material tem como intuito comparar os dois, apresentando, especialmente, suas diferenças! Portanto, será necessário um estudo prévio do Microsoft Office (que já era comum nas provas de concursos há anos!).

E o BrOffice.org? Quais são seus programas?
Os programas que formam BrOffice.org são: o Writer (para texto, concorrendo à altura com o Word); o Calc (para planilhas, como o Excel); o Impress (para slides); o Base (para bancos de dados); o Draw (para desenho vetorial – não há concorrentes no Microsoft Office, a não ser o Visio, mas este não é muito comum nas versões mais populares no Microsoft Office).
Nosso alvo de estudo será a dupla de programas mais usada em ambos os conjuntos: o programa processador de Textos (Word x Writer) e o programa de planilha eletrônica (Excel x Calc), até porque estes são os programas exigidos nos editais atuais!Em tempo: o nome do conjunto de programas é BrOffice.org e não apenas BrOffice. O pessoal dos editais pode não saber disso, mas é bom que vc saiba! Portanto, o nome correto do programa não é BrOffice Writer e sim, BrOffice.org Writer.