DICAS DE INFORMÁTICA PARA CONCURSO



terça-feira, 7 de abril de 2009

Microsoft Office X BrOffice.org

Devido a uma recente demanda, nas provas de Concursos Públicos, pelo conhecimento no BrOffice.org, resolvi compilar alguns pontos comparativos entre esse conjunto de programas e o seu mais famoso concorrente: o Microsoft Office.
Em primeiro lugar, gostaria de explicar em poucas palavras do que estamos tratando: BrOffice.org.
BrOffice.org é o nome de um conjunto de programas de escritório livre (free software), disponível na Internet gratuitamente (no site www.broffice.org ou aqui no portal) que oferece ferramentas poderosas para o trabalho na maioria das corporações.
O BrOffice.org é um produto nacional (mantido por uma equipe brasileira) baseado num conjunto de programas mundialmente conhecido: o OpenOffice.org. Então, guardando-se as devidas proporções.

BrOffice.org e OpenOffice.org são a mesma coisa!
Claro que o BrOffice é mais adequado para o público e as necessidades de trabalho das empresas brasileiras, por isso ele está sendo cotado para substituir o Microsoft Office nos órgãos do Governo Federal (já está acontecendo, como se pode comprovar na exigência deste nos concursos recentes do MPU e da Câmara dos Deputados!).

E o Microsoft Office?
É muito provável que você, leitor, já tenha ouvido falar nele e até mesmo já o utilize! Mas não custa explicar:
Microsoft Office é o nome do conjunto de programas de escritório desenvolvido e vendido (sim, vendido) pela Microsoft, a maior empresa de software de computador do mundo! O Office da Microsoft é composto pelos programas Word (para texto), Excel (planilha eletrônica), Powerpoint (apresentações de slides), Access (banco de dados) e mais alguns...
Fique ciente de que esse material tem como intuito comparar os dois, apresentando, especialmente, suas diferenças! Portanto, será necessário um estudo prévio do Microsoft Office (que já era comum nas provas de concursos há anos!).

E o BrOffice.org? Quais são seus programas?
Os programas que formam BrOffice.org são: o Writer (para texto, concorrendo à altura com o Word); o Calc (para planilhas, como o Excel); o Impress (para slides); o Base (para bancos de dados); o Draw (para desenho vetorial – não há concorrentes no Microsoft Office, a não ser o Visio, mas este não é muito comum nas versões mais populares no Microsoft Office).
Nosso alvo de estudo será a dupla de programas mais usada em ambos os conjuntos: o programa processador de Textos (Word x Writer) e o programa de planilha eletrônica (Excel x Calc), até porque estes são os programas exigidos nos editais atuais!Em tempo: o nome do conjunto de programas é BrOffice.org e não apenas BrOffice. O pessoal dos editais pode não saber disso, mas é bom que vc saiba! Portanto, o nome correto do programa não é BrOffice Writer e sim, BrOffice.org Writer.

4 comentários:

  1. Exelente o comentário do Professor Péricles Jr.,pois nem nas aulas de informática básica tivemos uma esplanação tão clara.Eu mesmo usava o Microssoft Office e acabei descobrindo que a cópia que usava era pirata; então baixei o BrOffice.Org.Writer sem problema e o Windows recinheceu.

    ResponderExcluir
  2. Olá, será q pode me solucionar uma dúvida? No edital do concurso q prestei recentemente pedia:

    Microinformática, Hardware, Software e Web. Conceitos básicos. Hardware. Componentes e funções. Conexões e interfaces. Segurança física (equipamentos) e lógica (backup, vírus e antivírus). Software básico, utilitários e aplicativos. Ambientes Windows e Linux. Execução de procedimentos operacionais de rotina. MSOffice (Word, Excel e Powerpoint) e recursos. Internet X Intranet: conceitos, modelidades e técnicas de acesso, browsers, navegação, pesquisa, atalhos de teclado, e-mail, utilização dos recursos.

    Veja q pede o pacote MSOffice, sendo q na prova perguntaram sobre Openoffice.org. Eles estão errados ou esse faz parte daquele?
    Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite, OpenOffice tem nada a ver com MS Office, se no Edital não menciona nada sobre OpenOffice ou pacote de escritório, recurso neles... ha lembrando Linux não tem nada a ver com OpenOffice.

      Excluir